Na onda do Hip-Hop

 

Na onda do Hip-Hop

 

 

São jovens, diferentes uns dos outros, mas partilham o gosto pela dança. O grupo de dança “Onda Jovem” é formado por 10 elementos e está sedeado no Luxemburgo. Dançam Hip-Hop, uma mistura de vários tipos de dança, com ritmos que apelam ao corpo e mensagens que estimulam o espírito crítico. Todos os elementos têm raízes em Portugal, e entre eles está a Verónica Morgado que tem raízes em Outeiro Pequeno. O «Fruto da Notícia» entrevistou o grupo através da Internet. 

 

Fruto da Notícia (FN) – Como é que surgiu o grupo “Onda Jovem” e onde é que está sedeado?

Onda Jovem (OJ) – O Grupo de Dança Onda Jovem surgiu há cerca de 9 anos quando 4 raparigas pensaram em criar um grupo de dança. O sucesso do grupo foi imediato. O pai de um dos elementos do grupo decidiu colaborar e formou uma associação. Infelizmente ainda não tivemos possibilidade de ter uma sede. Mas, estamos documentados perante o estado Luxemburguês com estatutos.

 

FN – Qual é o objectivo do vosso grupo?

OJ – O nosso objectivo é fazermos uma das coisas que mais gostamos na vida, que é dançar e partilhar esse gosto com o público.

 

FN – Quantos elementos tem o grupo?

OJ- O nosso grupo tem actualmente 10 elementos com idades compreendidas entre os 9 e os 21 anos: Patrícia Teixeira, Jennifer Fonseca, Verónica Morgado, Stéphanie Martins, Joana Ferreira, Sónia Santos, Vanessa Neves, Telma Moreira, Fernando Correia e Cristofer. Todos os elementos do grupo têm raízes em Portugal.

 

FN- Onde é que o grupo treina?

OJ – O grupo treina na associação "Os Tondelenses" que o nosso presidente, Sr. Carlos Ferreira arranjou. Treinamos uma vez por semana na associação e duas vezes por semana na escola de dança "Just Move".

 

FN – Quantas horas por semana é que dedicam à dança?

OJ – Dedicamos 4 a 5 horas.

 

FN – Um dos géneros das danças que executam são do tipo Hip-Hop. Em que é que consiste esse tipo de dança?

OJ – Executamos o tipo de dança Hip-Hop, que consiste na "mistura" de diferentes tipos de dança.

 

FN – Qual é a origem desse tipo de dança?

OJ – O Hip-Hop surgiu na década de 60, época em que o movimento de luta pelos direitos civis nos EUA se fortaleceu e valorizou a cultura negra. Nessa época começam a surgir os mestres de cerimónia (MCs), que cantam as músicas; os disc jockey (DJ ou dee jay), cuja função é colocarem os discos na vitrola e, às vezes, “misturar” as músicas; os grafiteiros e os dançarinos de break. A dança, aliás, surgiu como protesto contra a guerra do Vietname, pois imitava os movimentos dos feridos em combate. As coreografias são “quebradas”, daí o nome. O termo “hip-hop”, também vem dos movimentos: “hip”, significa quadril e “hop”, salto.

 

FN – Também dançam outro tipo de danças? Quais?

OJ – Para além do Hip-Hop também dançamos música do tipo R&B ; Dance (Santa Maria) e ultimamente algumas coreografias com ballet.

 

FN – Já efectuaram apresentações ao público? Em que tipo de espectáculos?

OJ – Sim. Já efectuámos apresentações em público com artistas conhecidos, como por exemplo: Tony Carreira, Dzrt, FF, Emanuel, Iran Costa, Padre Borga, Marco Paulo…

Mas também organizamos alguns espectáculos como por exemplo o Concurso Miss Portugal no Luxemburgo, que este ano já vai na 7ª edição.

 

FN – Como é que tem sido a aceitação por parte do público?OJ – Temos sido muito bem aceites e sempre com grandes elogios. São esses elogios que nos dão mais força para continuarmos, melhorando cada vez mais o nosso tipo de dança. Nas festas, o nosso grupo é sempre uma grande animação. No fim dos espectáculos somos sempre muito aplaudidos e elogiados. 

Sobre Fruto da Notícia

Jornal « Fruto da Notícia »
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s