O convívio dos Lagartos

O convívio dos Lagartos
 
 

Os sportinguistas da freguesia de Assentis reuniram-se pelo terceiro ano consecutivo, num jantar convívio que teve lugar no passado dia 18 de Novembro na sede da colectividade de Assentis. No salão da associação decorado a rigor de verde e branco estiveram presentes 70 lagartos, alguns dos quais trajados com as cores do clube do coração. Como não podia faltar, no interior do salão encontrava-se um enorme leão. Questionado sobre a quantidade de sportinguistas que existem na freguesia, um dos mentores do encontro, José Agostinho referiu (a brincar) que “são aproximadamente 90% do total da população da freguesia”. Para além de José Agostinho, a organização deste evento esteve a cargo de João Bacalhau, José Carlos Sousa e Pedro Gonçalves.

“Não se trata de nenhuma rivalidade com o clube encarnado”, fez questão de frisar, José Agostinho. “Somos uma família e a nível de freguesia é muito bom a realização deste encontro anual”.

Para além do convívio, a ementa da noite constou de dois pratos tradicionais: a “Sopa de sopas” e o prato principal é todos os anos a saborosa “Chanfana”. Albertino Leal, de Casais da Igreja, já adquiriu grande experiência na confecção destes pratos, como recentemente no clube dos motards “Mós Rolantes” e na colectividade de Casais da Igreja no “Encontro das vespas”. Mas de vez em quando, juntamente com um grupo de amigos, confeccionam esta mesma ementa. “É que há sempre algum que tem lá um animal, um outro que se prontifica a arranjá-lo”. Neste encontro de sportinguistas foi o chefe de cozinha que juntamente com outras pessoas confeccionou a comida.

A sopa de sopas é confeccionada à antiga portuguesa como há 50 anos atrás. Leva parte da carne do pescoço da cabeça do animal que pode ser cabra, ovelha ou borrego. Depois de cozida é desfiada e são adicionados mais alguns ingredientes: a massa de esparguete, os temperos, a sopinha de pão e muita hortelã.

José Agostinho lembra que a expressão “Amanhã tenho sopas” tão característica da região é devida a este prato tradicional que antigamente fazia parte em qualquer almoço de casamento.

 

 

 

O 2º prato, a chanfana foi confeccionado com um borrego que pesou 30 quilos. No entanto também podia ser feito com cabra ou ovelha. Foi acompanhado com batata, como é característico na região. A chanfana é originária da região de Viseu, mas, Albertino Leal, refere-nos que alguns já lá foram comer este prato, mas que preferem o nosso. E aconselhou que se propague este prato, dado que a nossa região é muito rica na produção de gado ovino.

No jantar não esteve presente nenhuma mulher. Crianças eram várias e uma das quais despertava alguma atenção porque desde alguns meses veio aumentar a família sportinguista. Chama-se Henrique Dias e vive em Casais da Igreja. Ainda há 6 meses chorava pelo Benfica, mas hoje, já veste a camisola do Sporting. O Henrique é jogador de futebol pela escola de futebol de Assentis.

José Conde, presidente da Freguesia de Assentis também é adepto do Sporting e marcou presença.

Durante o jantar, os sportinguistas acompanharam num enorme ecran o jogo de futebol entre o Sporting de Braga e o Benfica. O jantar até teve melhor sabor com o resultado final de 3-1. E para completar a festa, no dia seguinte o Sporting venceu o Marítimo por 1 bola. Foi um excelente jogo, que teve como herói um jovem guarda-redes, Rui Patrício que se estreou à baliza onde defendeu várias bolas e até um penalty.

A noite foi de festa e em jeito de brincadeira, alguns sportinguistas até quiseram efectuar um peditório de 5 euros a cada um dos presentes para ajudar a comprar a mobília ao José Veiga, dirigente do Benfica que nessa semana viu os seus bens serem arrestados num processo sobre alegadas irregularidades.

Sobre Fruto da Notícia

Jornal « Fruto da Notícia »
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s