Natal à fogeira

Natal à fogeira
 
 
 

É noite de Natal. Ano após ano, é cumprida a tradição da fogueira de Natal em Outeiro Pequeno. Alguns homens transportaram na véspera com a ajuda de um camião e grua a lenha necessária para proporcionar uma grande fogueira. No centro da aldeia foram devidamente amontoados com a ajuda de uma grua os cepos e demais madeiras de várias árvores. Ao todo, foram empilhadas aproximadamente 35 toneladas de lenha as quais atingiram uma altura de 7 metros. No cimo, foi ainda colocado um tronco de eucalipto com 3 metros.

Às 22h57m foram lançados alguns foguetes, como sinal indicativo de que se iria acender a fogueira. A noite estava fria, mas mesmo assim, foram várias as dezenas de populares que àquela hora já esperavam pelo momento. Dois minutos depois das 23 horas a fogueira foi acesa. Com vários pontos de ateamento, rapidamente as labaredas começaram a irromper por entre a lenha e atingiram grande altitude. Com o passar dos minutos, o fogo atingia maiores dimensões e proporcionava aos muitos populares que por ali passaram, momentos únicos de uma rara beleza. O calor que emanava da fogueira era tanto que obrigava as pessoas a afastarem-se a uma distância de vários metros.

Muitos passaram a noite e a madrugada à fogueira e até aproveitaram algumas das suas brasas para confeccionar alguns petiscos.

 

Por motivos alheios à nossa vontade, esta edição do «Fruto da Notícia» está a chegar ao contacto com os leitores com alguns dias de atraso. O fecho desta edição ocorreu no dia 21 de Dezembro, com o objectivo de ir para as bancas antes do Natal. Mas alguns contratempos impediram a sua saída. Pelo facto, fomos forçados, posteriormente, a retirar algumas notícias de ordem informativa relativas à realização de alguns eventos que já ocorreram, e a substitui-las por outras mais recentes. Também a capa que dá rosto a esta edição, já teve que ser substituída por 3 vezes, de modo a mantermos a actualidade. Esperamos que goste do novo visual do «Fruto da Notícia». Bom Ano de 2007.

Fogueiras podem existir muitas, mas de grandes dimensões como a que é acesa na noite de Natal em Outeiro Pequeno, não deve haver… A tal ponto que os organizadores já falam que a fogueira outeirense era digna de ser notícia na televisão. E quem sabe, apresentar no futuro, candidatura para figurar no livro dos recordes mundiais – o “Guiness Book”!…

Sobre Fruto da Notícia

Jornal « Fruto da Notícia »
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s