Mau tempo voltou a assolar a Freguesia de Assentis

Mau tempo voltou a assolar a Freguesia de Assentis
 

Pela terceira vez em apenas um mês, as fortes chuvadas que se fizeram sentir na nossa região voltaram a fazer estragos. A baixa da localidade de Beselga de Cima voltou a ser inundada no passado dia 24 de Novembro assim como as propriedades anexas. Um pouco por toda a freguesia de Assentis, eram visíveis as consequências da intempérie. Devido à quantidade de água que caiu durante um mês e da saturação dos solos, esta terceira cheia foi mais rigorosa.

Em Fungalvaz, a água voltou uma vez mais a sair da ribeira e a inundar as propriedades. Junto à ponte na entrada da localidade é visível o derrube de muros provocado pelas enxurradas. Foram construídos quando da construção da ponte, mas a força das águas que inundaram a propriedade provocaram o derrube dos mesmos.

Em Outeiro Pequeno as águas saíram fora do leito da ribeira da Fonte, passaram por cima da ponte junto aos lavadouros, ficando a estrada intransitável. No vale do Porto a situação ao fim da tarde era de um autêntico mar que cobria a estrada, ribeiras e propriedades anexas. Um pouco mais abaixo, a Fonte Nova mais parecia uma piscina. As propriedades foram sulcadas com valas de água que corriam velozmente para as zonas baixas. Junto à ponte dos Mouchões, encontrava-se uma enorme represa de água, porque as manilhas ali existentes não conseguiam dar passagem à quantidade de água.

O vento forte que se fez sentir meteu medo a muitas pessoas e causou vários estragos. Um pouco por todo o lado era visível o desabamento de ribanceiras, muros caídos e quedas de árvores. No Largo de S. João, em Outeiro Pequeno, vários ramos de um cedro foram partidos em consequência da ventania. O vento voltou a soprar muito forte na madrugada do dia 8 de Dezembro tendo-se verificado no interior da aldeia o desabamento de uma parede de um antigo edifício (palheiro dos cavalos) de Albina Sousa.

E o Inverno ainda agora começou…

 
 

Sobre Fruto da Notícia

Jornal « Fruto da Notícia »
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s