Banda outeirense comemora 142 anos

Banda outeirense comemora 142 anos
 

Apesar de ter completado 142 anos de idade no passado dia 8 de Dezembro, a Banda do Centro Recreativo e Musical de Outeiro Grande está cada vez mais jovem. Os muitos jovens e crianças que passaram pela escola de música e que actualmente já fazem parte da banda, vieram rejuvenescer e dar uma nova vida à banda outeirense, uma das mais antigas do concelho de Torres Novas.

Ano após ano, a banda comemora o seu aniversário e há festa na aldeia. Na comemoração deste ano esteve presente como convidada a Banda de Música da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre, que foi fundada em 1886.

Os cumprimentos oficiais com os hinos pelas bandas ocorreram no exterior da sede da associação. O programa continuou depois no interior da sede com uma vasta plateia de pessoas a assistir.

Luzia Rocha, professora da escola de música da Banda outeirense fez a apresentação do repertório que iria ser tocado pela banda. O concerto começou com uma marcha intitulada “Manuel Joaquim de Almeida”, de Carlos Marques seguida da peça “Castelos de Espanha”, de R. Beek & J.M.

Seguiu-se “Uma noite de Lisboa”, de Álvaro Reis que aborda temas populares e que são facilmente identificáveis. A terminar a sua actuação, a banda outeirense tocou a peça “Abba Gold”, de Ron Sebreats.

Luzia Rocha referiu que no presente ano a banda tem tido muitas actividades com várias saídas da banda para actuações fora do concelho.

Apesar do trabalho de equipa que têm efectuado até à presente data, pediu a continuidade da colaboração dos vários elementos da banda para que, apesar do Inverno estar a chegar, continuarem a comparecer aos ensaios. Referiu ainda que a actual escola de música tem 12 crianças e que com grande esforço da direcção, todas elas têm instrumento musical apesar da pequena fortuna que custa cada um. Luzia Rocha prevê que a actual banda vá entrar numa nova fase, quando os novos alunos ingressarem na banda.

 

Luís, um dos músicos da banda foi depois convidado a proferir algumas palavras, tendo efectuado uma avaliação muito positiva à coordenação e ao trabalho que a Luzia e o Sérgio tem efectuado pela escola de música.

 

Depois da actuação da Banda outeirense, actuou a Banda de Alcoentre, sob a direcção do maestro José António Veloso com o seguinte repertório: Sousa – The march king – Larry Clark; Wind Mountain Overture – Steve Hodges; A Joyful Journey – Robert Sheldon; Rock Island Trail – R. Sheldon e Lightning – Todd Stalter.

 

Após os concertos foi efectuada uma homenagem a António Serra, que é músico na banda de Outeiro Grande há 59 anos. Foi ainda homenageada Maria do Rosário Sousa Gaveta, natural de Outeiro Pequeno, por ser uma voluntária ao serviço da colectividade.

António Rodrigues, presidente do município torrejano e José Conde, presidente da freguesia de Assentis, compareceram no final dos concertos, para darem os parabéns pelo aniversário da banda. Como presente, a Junta da Freguesia de Assentis, entregou 1.500€ para apoio à escola de Música.

A festa de aniversário finalizou com um lanche de convívio oferecido pela colectividade.

 

 

 

A origem da Banda do Centro Recreativo e Musical de Outeiro Grande remonta ao ano de 1864. Os seus fundadores foram José Rodrigues Sentieiro, Veríssimo Carvalho Pais e Manuel “Gaiteiro” que se deslocaram à localidade vizinha de Carrascos (actualmente Vila do Paço), para aprenderem música na banda da referida localidade, vindo posteriormente a fundar a banda de Outeiro Grande.

Muito se podia dizer da história da banda: o período áureo de 1920, sob a direcção do maestro Pina, os anos 50 com o maestro e compositor António Lourenço, ou até mesmo a crise dos anos 60 que quase terminou com a banda.

A renovação deu-se nos anos 80, conseguida devido ao esforço da população e ao trabalho e talento do maestro António Lourenço. Sérgio Poupado foi o maestro que lhe sucedeu, dando continuação ao seu trabalho.

Presentemente, Sérgio Rocha está incumbido das funções de regente e professor / coordenador da escola de música.

Actualmente a banda é composta por cerca de 40 elementos e possui uma escola de música com cerca de 25 alunos.

É uma das mais antigas bandas do concelho de Torres Novas.

 

Sobre Fruto da Notícia

Jornal « Fruto da Notícia »
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s