Há fenómenos no Outeiro !

FENÓMENOS  OUTEIRENSES
 
 

A mãe natureza tem proporcionado ultimamente alguns fenómenos em Outeiro Pequeno que até já há quem diga que os fenómenos transitaram do Entroncamento para terras outeirenses. Depois da couve com 3,20 m de altura (Abril de 2004), da figueira que deu figos pretos em Dezembro de 2004 e da batata com 1,013 Kg (Julho de 2006), apareceu agora um tomate com 1,085 kg, um cacho de uvas com mais de 3 kg ,  feijão verde com 66 cm de comprimento, uma azinheira com 15,80 m de diâmetro, réstia de cebolas com 100 kg e até batatas com várias cabeças.

 

 

GRANDE  TOMATE

O tomate foi colhido na horta de Manuel Emídio Domingos Rodrigues, natural de Outeiro Pequeno – Tojais. A semente tem sido guardada de um ano para o seguinte de modo a não perder a excelente qualidade dos tomates. As primeiras sementes vieram há alguns anos atrás da aldeia do Carvalhal do Pombo. Segundo Manuel Rodrigues, os tomates são grossos e massudos. No presente ano plantou vários tomateiros da mesma espécie e o resultado repetiu-se. O tomate de maior dimensão pesou 1,085 Kgs e um outro quase atingiu 1 kg. Os dois juntos pesaram mais de 2 kgs.

 

BATATAS  CABEÇUDAS

Custódio Rosário dos Reis e Pedro Sousa ficaram surpreendidos com as primeiras batatas que apanharam do batatal. Eram irregulares e cada uma possuía várias cabeças anexadas, o que deixou apreensiva a cozinheira que as iria descascar. Algumas das batatas possuíam 3 a 4 cabeças.

Perante os formatos das batatas que encontraram, adicionaram algum humor e imaginação e as batatas cabeçudas já eram vistas por uns como tartarugas, aviões e até espermatozóides a fecundar o óvulo.

 

SUPER  CACHO

 

Custódio Rosário dos Reis plantou há 3 anos várias videiras junto à sua habitação em Outeiro Pequeno, perto do campo da bola. Este foi o segundo ano que uma das videira deu frutos em grande abundância. O «Fruto da Notícia» foi observar a videira e contou mais de uma dúzia de enormes cachos de uvas, um dos quais com mais de 3 kgs. De modo a preservar os cachos dos bicos dos pardais, Custódio Reis decidiu tapar a videira com um pano de rede.

 

 

MEGA  AZINHEIRA

Uma pessoa não consegue abraçar o tronco de uma enorme azinheira localizada em Outeiro Pequeno – Mato Gordo. A árvore que deverá ter alguns séculos de vida está perto da casa onde residem os seus proprietários- José Luís Frade de Sousa e Margarida Maria de Sousa Frade.

O «Fruto da Notícia» foi observar a azinheira que está localizada ao lado de uma antiga eira. É uma árvore de grandes dimensões, cujo diâmetro (de aba a aba) atinge 15,80 m.

As folhas são persistentes, de cor verde-escura. As azinheiras normalmente começam a frutificar a partir dos 8-10 anos, mas esta é caracterizada também pelo facto de até hoje ninguém lhe ter visto uma azinha. Não dá frutos, mas dá sombra. Em redor do seu tronco tortuoso encontra-se um grande espaço de sombreamento que já começou a ser limpo e que futuramente irá proporcionar agradáveis tardes de Verão.

FEIJÃO VERDE COM 66 CM

Júlio Lopes adquiriu em Espanha sementes de feijão e plantou-as na sua propriedade em Outeiro Pequeno – Tojais. Os feijoeiros cresceram e foram auxiliados com uma armação em canas. Depois da floração apareceu o feijão verde. No entanto, as dimensões das vagens dos feijões deixam qualquer um impressionado. O «Fruto da Notícia» foi observar e levou fita métrica e lá comprovou o tamanho dos feijões. Vários regos de feijoeiros carregados de inúmeras vagens compridas. Cada uma tem mais de 60 cm, mas encontrámos uma com 66 cm. No interior das vagens estão os feijões que tem cor negra.

 

RÉSTIA  DE  CEBOLAS COM 100 Kg

Júlio Lopes teve que recorrer à ajuda de uma roldana para conseguir pendurar uma réstia de cebolas com mais de 100 quilos. Para além do comprimento da réstia, surpreende a dimensão e o peso de cada cebola que cultivou na sua horta. A réstia tem várias dezenas de cebolas, com mais de meio quilo cada.

Sobre Fruto da Notícia

Jornal « Fruto da Notícia »
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s