Campeonato Europeu de Tiro com Arco

ENTREVISTA COM ANTÓNIO NOGUEIRA, PRESIDENTE DO "TEAM TARGET"
 

António Nogueira é o presidente do “Team Target” e professor de Educação Física na Escola Artur Gonçalves em Torres Novas. Iniciou-se no Tiro com Arco há 14 anos e tem sido o responsável nessa escola pelo grupo-equipa de tiro com arco do Desporto Escolar.

Ao longo de vários anos muitos torrejanos têm participado em diversos campeonatos e alcançado lugares de relevo em diversas categorias de tiro. Entre os que já conquistaram títulos de campeão e vice-campeão da Europa e do Mundo estão : Ana Nogueira, Teresa Nogueira, Nuno Nogueira, António Nogueira, Alice Reis, Orlando Reis, Gustavo Reis, António Reis, Mónica Antunes, João Dinis e André Dinis.

O «Fruto da Notícia» entrevistou António Nogueira, Coordenador da Comissão de Organização deste Campeonato europeu e presidente da Associação Team Target.

 

Fruto da Notícia (FN) – Há quantos anos existe a associação “Team Target”?

António Nogueira (AN) – Existe há cerca de 3 anos e está sedeada no concelho de Torres Novas, em Adofreire.

 

(FN) – Como é que se consegue coordenar e levar a efeito a organização deste Campeonato europeu?

(AN) – Foi um trabalho de cerca de um ano e meio. O local já estava previamente definido, mas tivemos que tratar de licenças para usar o espaço porque é uma área natural. Depois tentar encontrar os apoios que eram necessários: Câmara Municipal porque envolvia espaços públicos afectos ao município, apoio dos comerciantes, pessoas do clube e de outras pessoas amigas que vêm ajudar.

Primeiro foi um trabalho administrativo: Informação que era preciso disponibilizar às delegações estrangeiras, pôr o website a funcionar para estar acessível a toda a gente, conduzir todas as etapas de inscrição de atiradores, reservas de alojamentos. Foi necessário fazer todo um importante trabalho que durou quase um ano. Os últimos 6 meses foi a parte prática, que consistiu em reunir todo o material que existia na Federação em termos de alvos e de material de apoio às provas para começar a montar o percurso e verificar se todas as coisas estavam asseguradas em relação com o que estava previsto inicialmente. Algumas falharam à última da hora, nomeadamente algum apoio da Câmara que estávamos a contar ter e que não se concretizou, o que nos levou a ter que encontrar outros parceiros. Algumas entidades que estavam previstas virem a fazer  algumas actividades, nomeadamente, o restaurante, que tínhamos pensado colocar aqui, assim como a captação de imagens que estava prevista ser efectuada de modo diferente. Foram coisas que falharam, mas que em qualquer organização têm que ser pensadas e optar por coisas alternativas. É claro que efectuado à última da hora dá mais trabalho.

A montagem dos percursos foi feita só na última semana, por opção nossa, de modo a não deixarmos o material na serra com o receio de algum incêndio ou de ser vandalizado antes do início da prova.

Assim, foi instalado na última semana, o que deu fisicamente um enorme trabalho. A dificultar tivemos uma semana com muito vento, mas curiosamente, no dia em que o campeonato começou acabou o vento e veio uma vaga de calor enorme, tendo-se registado ontem (dia 12 de Julho) à hora do almoço 42 graus no meio da mata, o que é demasiado para qualquer pessoa.

 

(FN) – Qual o tamanho do percurso?

(AN) – Cada percurso anda à volta de 2,5 km a 3 km de extensão. Não é muito, se pensarmos em andar normalmente. Agora, andar e efectuar várias actividades de tiro e com as dificuldades que há no terreno, começa a ser bastante mais. O pior foi o calor abrasador que se registou durante estes 4 dias.

 

(FN) – Quantos são os participantes do concelho de Torres Novas ?

(AN) – Do concelho de Torres Novas são apenas 3 atiradores do nosso clube. No entanto há atiradores da zona de Ourém (cerca de 20), no conjunto de 70 portugueses que estão inscritos.

 

(FN) – Que apoios é que a organização teve?

(AN) – Neste momento temos mais de 20 colaboradores que estão em campo. Uns vêm num dia outros noutro, dado que alguns trabalham e outros estão em época de exames.

Ao longo de todo o tempo que decorreu a organização tivemos mais de 50 pessoas a colaborar.

 

(FN) – E quais foram os apoios das entidades públicas?

(AN) – O Parque Natural da Serra d’Aire e Candeeiros deu o apoio em termos de informação e de licenciamento para as actividades.

A Câmara Municipal apenas colaborou com o apoio logístico, disponibilizando o Castelo de Torres Novas para a festa de encerramento, a Praça 5 de Outubro, o Jardim das Rosas, palco, aparelhagem de som, os transportes e ainda com a participação do gabinete de apoio ao desenvolvimento de actividades desportivas da Câmara. Foi um apoio não suficiente mas importante, no entanto estávamos a contar com um apoio financeiro, mas 15 dias antes ficámos a saber que não teríamos esse apoio. Estas actividades envolvem sempre muitas despesas e estávamos a contar com algum apoio financeiro a exemplo do que tem acontecido com outras entidades que têm recebido.

Tivemos o apoio da PSP, no acompanhamento do desfile da cerimónia de abertura, colaboração da GNR que tem efectuado a vigilância à área durante a noite; os Bombeiros que quase todos os dias tem tido uma equipa de prevenção, quer a incêndios quer de apoio a primeiros socorros.

A nível nacional, tivemos ainda o apoio, embora fraco, do Instituto do Desporto. Esta modalidade não trás massas (nem de pessoas nem financeiras).

Tivemos ainda o apoio do Agrupamento 65 do Corpo Nacional de Escutas – Torres Novas que faz a administração do edifício que serve de acampamento. Foi um dos fortes apoios que tivemos.

Sobre Fruto da Notícia

Jornal « Fruto da Notícia »
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s