Primeira Comunhão na Paróquia de Assentis

Fazemos festa cada vez que celebramos as etapas principais do nosso crescimento. E como ninguém faz festa sozinho, há sempre alguém que quer partilhar connosco um afecto, uma amizade, uma alegria… Por isso, por detrás de uma festa há sempre alguém que faz o convite.

No passado dia 15 de Junho (quinta-feira) a Igreja celebrou a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.

É uma das três quintas-feiras mais importantes do calendário litúrgico. Juntamente com esta quinta-feira, temos as outras duas. A quinta-feira da Ascensão e a quinta-feira Santa.

Na quinta-feira Santa, Jesus começou a Sua vida Eucarística, quando sentado à mesa com os Seus discípulos tomando o pão disse: “Tomai e comei, isto é o Meu Corpo”. O pão continua a parecer pão, mas é o Corpo de Jesus – aqui tem lugar não só a Primeira Missa, mas também a Primeira Comunhão.

A quinta -feira da Ascensão celebra o triunfo de Jesus. Veio do Pai e para Ele volta, prometendo contudo que não ficaríamos sós, mas que ficava   sacramentalmente connosco.

Na quinta-feira do Corpo de Deus o “Jesus escondido”, como gostava de lhe chamar o Beato Francisco, um dos três Pastorinhos de Fátima, deixa o sacrário e é exposto à nossa adoração de uma forma solene e pública.

 

Esta festa litúrgica é sempre aproveitada pela paróquia de Assentis para a realização da primeira Comunhão. Neste ano, foram preparadas pelas catequistas Hortense, Elisabete e Fátima 31 crianças que responderam ao convite de Jesus que se ofereceu como presente. A celebração foi presidida pelo Pe. António José Barreleiro e teve lugar na Igreja Paroquial de Assentis em Casais da Igreja.

As crianças comungaram pela primeira vez o Corpo de Jesus que está presente naquele pão que partilha connosco. Não é uma pão qualquer, mas o seu corpo, a sua presença, o seu amor…que Ele oferece para que o comamos e assim estarmos em perfeita comunhão. É uma união fortíssima com Jesus.

No convite, Jesus pede a cada um: “Segue-me!”

O apelo foi lançado. Agora, é só estarmos atentos para respondermos diariamente com coerência, às diversas situações que nos são apresentadas.

Neste dia da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a nossa homenagem a Jesus sacramentado não se fica pela adoração dentro da Igreja. É costume, neste dia, trazer Jesus Sacramentado para as ruas das nossas cidades, vilas e aldeias, em procissão solene, fazendo-nos lembrar que também nós caminhamos para a eternidade como fim último, mas desde já devemos caminhar para a santidade. Depois da eucaristia, foi efectuada uma pequena procissão pelas ruas contíguas à Igreja Paroquial em Casais da Igreja, onde participaram as crianças da primeira comunhão.

De Outeiro pequeno fizeram a primeira comunhão quatro crianças: Cátia Sofia Fernandes de Sousa, Francisco Miguel Gonçalves Pereira Lopes, Rafael de Sousa Frade Gonçalves e Sandra Cristina Martins Simões.

Sobre Fruto da Notícia

Jornal « Fruto da Notícia »
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s