Brincar aos tiros com o Paintball- Assentis

ASSENTIS – BRINCAR  AOS  TIROS  COM  O  PAINTBALL

 

 

Decorreu em Assentis, no dia 10 de Junho nos terrenos anexos à sede da associação “Mós Rolantes”, uma prova de Paintball. O evento ocorreu por iniciativa de Nuno Duarte, um jovem da localidade já experiente neste tipo de torneios e que resolveu trazer a ideia para Assentis. A iniciativa juntou 45 participantes, teve a colaboração das “Mós Rolantes” e o apoio da Freguesia de Assentis. Três equipas com as cores amarela, azul e laranja defrontaram-se num pinhal com o objectivo de lutar pela conquista de bandeiras. As equipas estavam munidas de coletes e capacetes de protecção, marcadores, bolas de tinta e com muito desportivismo.

Nesta modalidade, cada concorrente possui um marcador que é uma “arma” que dispara bolas de tinta que atingem cerca de 20 metros de distância. O objectivo é “matar”, ou seja atingir com tinta, os elementos das equipas adversárias de modo a conseguir caçar as bandeiras dessas equipas e colocá-las na sua base. Cada vez que um elemento “morre”, é necessário que se desloque ao “hospital-sede”, para informar que “morreu” de modo a poder continuar o combate.

O pai do Nuno que colaborou na organização do evento, referiu ao «Fruto da Notícia» que “É uma brincadeira bonita, mas que nunca se deve atirar a menos de 6 ou 7 metros, devido ao impacto do disparo que poderá causar nódoas negras se atingir directamente o corpo. No entanto, se todas as regras de segurança forem cumpridas à risca (uso de colete e capacete), nada de grave poderá acontecer aos participantes”.

A diversão prolongou-se durante todo o dia, com a participação de jovens, crianças  e adultos. Para além de participantes da freguesia de Assentis, o jogo contou também com a presença de elementos de Tomar, Ferreira do Zêzere e Paço da Comenda.

A sociedade está habituada a ver as meninas a brincar com bonecas e os meninos com armas e carrinhos. Mas hoje em dia este tipo de mentalidade começa a mudar. O Paintball é um dos exemplos. O Paintball não é um jogo exclusivamente para homens… O «Fruto da Notícia» observou algumas jovens pegando nas “armas” e combatendo o adversário.

As mulheres, tal como os homens, entregam-se de tal modo à adrenalina e à emoção do jogo que nem sentem os impactos!

 

Como surgiu o Paintball?

O que actualmente se designa por Paintball começou pelas mãos de criadores de gado Australianos e Americanos.

Com o intuito de distinguirem as suas cabeças de gado, marcavam os animais com pequenas bolas de tinta disparadas por armas pouco sofisticadas.

O 1º jogo de Paintball aconteceu em 1981, na cidade de New Hampshire, nos EUA, quando um grupo de fazendeiros, usando os tais marcadores de tinta, jogaram o jogo da captura da bandeira, que consiste em invadir o campo do adversário, retirar a bandeira da sua base e trazê-la para a nossa base sem sermos atingidos.
Esta ideia evoluiu, onde foi traduzida para o desporto ou modalidade tal qual como hoje o conhecemos, que é o Paintball.


Paintball em Portugal


O Paintball em Portugal existe desde 1986, tendo começado na serra de Sintra.
Foram assim dados os primeiros passos para a evolução do Paintball a nível nacional.
Hoje, o cenário é completamente diferente, existem dezenas de campos espalhados por todo o território nacional assim como uma variedade de cenários que nos permitem fazer de "antigas ruínas" o local idílico de um cenário de guerra. Vão desde locais com muita vegetação e arborizados, a zonas com bunkers, trincheiras, veículos abandonados, pneus, ou seja, tudo aquilo que possa evitar o tiro inimigo.

O Paintball é uma modalidade colectiva, em que se trabalha para os objectivos finais e interesses da equipa, com inteligência, decisões rápidas, determinação em realizar uma estratégia por todos definida. Cada movimento conta para o resultado final da equipa, onde se ganha ao mesmo tempo um espírito de liderança e obediência, onde se sente a adrenalina e o gosto pela aventura e pela natureza que nos rodeia.

O tipo de convívio obtido no Paintball leva a uma motivação extra do indivíduo.
Com o Paintball poder-se-á fomentar o trabalho em equipa, gerindo desse modo uma maior produtividade e competitividade.
Neste jogo pode-se observar quais as competências de cada um em áreas tão diversificadas como a competência, a motivação, a eficácia e eficiência entre outras. Mas sem dúvida que a que mais chama a atenção é a arte da comunicação e convívio entre indivíduos.

Quem pode praticar?


O Paintball é um desporto praticado por milhares de pessoas em todo o mundo. É jogado em equipa, podendo existir um número ilimitado de pessoas que se enfrentam em vários tipos de jogos e cenários.

Toma carácter decisivo o trabalho de equipa, rapidez de decisão, tácticas e estratégia, (também sorte como em tudo na vida), para se poder vencer o adversário ou simplesmente para se poder divertir.

Pode praticar Paintball qualquer pessoa, independentemente do sexo e da idade. A força ou a forma física não são tão decisivas como a inteligência e determinação.
Quando um jogador é atingido, o impacto da bola faz com que a sua cápsula se abra, deixando sair a tinta, que vai assim deixar uma marca no jogador, podendo ser esta em qualquer parte do corpo do jogador inclusive na sua arma ou noutro equipamento que este tenha, sendo considerado como eliminado desse jogo.

Sobre Fruto da Notícia

Jornal « Fruto da Notícia »
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s