«Big», O carneiro com os maiores cornos do mundo

Chama-se «Big», é do sexo masculino, tem 15 anos de idade,  natural de Gesteira – Fátima e actualmente reside na localidade de Casal Branco, no concelho de Ourém. É mamífero ruminante e possui um par de cornos cujo tamanho já lhe deu direito a figurar no Livro dos recordes mundiais – o Guiness Book. O «Fruto da Notícia» foi conhecer o carneiro “Big”.

 

A 14 quilómetros de Outeiro Pequeno vive um carneiro que tem os maiores cornos do mundo. O comprovativo foi dado pelo Guiness World Records há 3 anos atrás. O “Fruto da Notícia” deslocou-se em reportagem à localidade de Casal Branco – Ourém e falou com Amílcar Reis Mendes de 33 anos, actual dono do carneiro.  

O carneiro nasceu há cerca de 15 anos na localidade de Gesteira, perto de Fátima. O primeiro proprietário ofereceu-o como prémio para um sorteio de rifas. E o feliz contemplado no sorteio foi o vizinho do sr. Amílcar Mendes que o trouxe para a localidade de Casal Branco.  Mas há cerca de 8 anos, Amílcar Mendes comprou o carneiro ao vizinho. Era um carneiro normal até ao momento em que os cornos começaram a desenvolver-se progressivamente até atingir de ponta a ponta mais de um metro.

Amílcar Mendes resolveu apresentar candidatura ao Guiness Book: “Como não tinha conhecimentos para efectuar o pedido pela Internet, todo o processo decorreu através de cartas. Enviei uma primeira carta a perguntar se estavam interessados. Depois enviei fotografia e medida. Posteriormente tive ainda que enviar um certificado comprovativo emitido pelo veterinário. Tudo demorou o seu tempo”.

A notícia recebeu-a no ano 2003, através da irmã que adquiriu em Lisboa o Livro dos Recordes onde constava que o carneiro com os maiores cornos do mundo (1,09 m) era o seu.

O anormal tamanho dos cornos levou a que o carneiro possuísse um nome – “Big “ (grande, em inglês).

Amílcar Mendes refere ainda que o carneiro “ já teve mais de 1,09 m de ponta a ponta. Agora já deve ter perdido cerca de 3 cm devido ao desgaste de roçar os cornos nos novos muros de vedação em cimento que se viu obrigado a efectuar, para protecção da ameaça dos cães que já atacaram alguns animais dos vizinhos.

Conforme o «Fruto da Notícia» observou, os cornos do “Big” são compridos, rugosos, espiralados e ondulados. Hoje as suas pontas estão mais grossas. Para sair do novo curral, o “Big” tem que dar um jeito à cabeça e sair de lado: “ele já sabe o que tem que fazer, é entrar e sair de lado, dá um jeito e passa”.

 O sr. Amílcar não tem uma explicação para o tamanho dos cornos, já que a alimentação do animal é baseada nas pastagens e na sua falta um pouco de ração.

O seu comportamento já apresentou piores dias. Já chegou a andar às marradas com outros, mas depois passou. Hoje o “Big” não é agressivo e apresenta um comportamento normal. Ao todo são três famílias de ovinos, entre os quais 2 filhos e duas filhas do célebre cornudo com idade entre os 6 meses e pouco mais de um ano.

O “Big” vai brevemente ser tosquiado, porque tem uma lã muito comprida e é a altura propícia.

Amílcar Mendes quer vender o carneiro e doar a receita a uma instituição de combate ao cancro. Até ao momento não apareceu nenhum interessado, mas o proprietário espera conseguir um valor bastante significativo com a sua venda.

A Televisão Independente (TVI) já contactou o sr. Amílcar para levar o animal a um programa da manhã. Mas até ao momento, o sr. Amílcar ainda não arranjou tempo de o preparar.

 

Amílcar Mendes tem a criação de alguns animais e o cultivo de algumas propriedades apenas como hobby. “Cuido um pouco da agricultura mas é só para não ver as coisas mal estimadas”. Amílcar Mendes é comerciante de roupas, casado e com dois filhos.

Sobre Fruto da Notícia

Jornal « Fruto da Notícia »
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s